top of page
  • bymoncao

"Torre de Belém do Minho"

Na margem esquerda do Rio Minho, a cerca de 5 km de Monção, ergue-se a imponente Torre de Lapela.


O castelo desta localidade foi mandado construir, em 1130, por D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal. Dois séculos depois, seria construída a Torre de Menagem, durante o reinado de D. Fernando (1367-83), cujo brasão de armas permanece no alto da porta de entrada.


Parte do sistema defensivo foi completamente demolido em 1706, por ordem de D. João V, para que as suas pedras fossem utilizadas na reconstrução da fortaleza de Monção. Restou a Torre de Menagem, que ainda se pode ver actualmente.

A Torre de Menagem de Lapela, conhecida como a melhor varanda sobre o rio Minho agora batizada como Núcleo Museológico Torre de Lapela.


Em aparelho de pedra, apresenta planta quadrangular com cerca de 10 metros de lado e 35 metros de altura. As suas paredes têm três metros de espessura.


Tem uma única entrada na fachada Norte a cerca de 6 metros acima do solo encimada com o brasão das armas do Reino de Portugal.


Localização a cerca de:

32.80 km Arcos de Valdevez 50.80 km de Ponte de Lima 78 km de Viana do Castelo 85.70 km de Braga 129 km do Porto 200 km de Aveiro 438 km de Lisboa

... Contate-nos e daremos todas as informações.

Visitas Guiadas 969835056 ByMonção



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page